segunda-feira, 29 de março de 2004

Reflexão de uma jovem (3º Seminário de Vida Nova no Espírito)

No passado fim-de-semana, dias 13 e 14 de Março, estive presente no 3º Seminário de Vida Nova no Espírito, realizado na casa José English na Gafanha da Nazaré. Foi promovido pela Equipa Diocesana do Renovamento Carismático Católico e teve a orientação da Comunidade «Luz e Vida» da diocese de Leiria.
Estiveram reunidos cerca de 35 jovens, muitos dos quais era a primeira vez que participavam de um encontro do género. No início estávamos todos um pouco tímidos, mas foi proporcionada uma apresentação a pares para todos se sentirem à vontade e nos ficarmos a conhecer!
Ainda na manhã de sábado tivemos um ensinamento pelo Pe. Filipe, da Comunidade convidada, que nos despertou para a intimidade e amizade que não devemos esquecer de ter com o Nosso Grande Amigo, Jesus. Mas Ele só pode ser Amigo se nós o conhecermos, falarmos com Ele e sobretudo O Escutarmos. Para isso temos que percorrer um caminho para a «santidade de vida», para assim «sermos perfeitos como é perfeito o Vosso Pai» (Mt5,48)
Depois deste ensinamento, tivemos tempo para passear pelo pinhal, pensar e falar com Deus. Foi um tempo de introspecção, de como podemos ser melhores, de pedir perdão pelas vezes que não fomos Santos, e nomeadamente um tempo de encontro com Deus, para um melhor conhecimento do Seu Amor para connosco. De seguida juntámo-nos ao par que tínhamos conhecido, fomos encaminhados até junto de Jesus, presente no pão consagrado e ajoelhámo-nos diante d'Ele, rezando um pelo outro. Foi um momento de grande emoção. Esta experiência de (re)aproximação de Deus foi partilhada por todos os jovens durante o almoço.
Durante a tarde, houve dois ensinamentos. Estes fizeram-nos reflectir sobre o pecado e as «coisas do mundo», dando-nos a conhecer alguns dos símbolos que fazem parte da chamada «Nova Era», que o mundo quer que acreditemos.
Ao fim da tarde, tivemos um momento de oração muito profundo em que o animador, Marcelo, um jovem seminarista, também da Comunidade convidada, nos fez sentir a dor e o sofrimento por que Jesus passou morrendo numa Cruz para nos salvar do pecado. Foi passada a Cruz pelas mãos de todos os jovens e sentiu-se que foi altura de grande emoção, de algumas lágrimas e de nos abraçarmos ficando unidos no Amor de Cristo Jesus.
À noite, estivemos em oração, uns pelos outros e depois, com o Dom do Espírito Santo, colocámo-nos como pequenas crianças diante do Pai, e orámos em línguas, como os apóstolos o fizeram em Pentecostes.
No domingo, fomos elucidados de como o pecado pode ser bom para nós, pois assim, ao arrependermo-nos e tomarmos consciência dos nossos erros, aproximamo-nos de Deus, indo confessar os nossos pecados. Reconhecendo que somos pecadores e consciencializando-nos da nossa pobreza.
Há então, uma necessidade de Cristo, que nos purifica. Temos primeiro de O conhecer, ou seja de falarmos e termos intimidade com Ele. Depois conseguiremos através da Eucaristia, sentir Jesus em nós.
A tarde terminou com a Santa Missa, animada pelos Jovens, e em que foi uma constante a interacção entre os jovens e os adultos presentes. Houve muita amizade, muito amor, paz e algumas lágrimas, que como alguém dizia é uma simples maneira do Espírito Santo agir em nós.
E assim terminou este 3º Seminário, mas com uma vontade comum: voltar mais vezes, para conhecer essa Água Viva, essa Vida Nova que nos faz Renascer, que nos faz Reviver e que nos leva a um caminho de Santidade!

Bendito sejas Senhor! Te dou graças por este Seminário e por todos aqueles que te conheceram pela primeira vez!

Sónia Neves